104 FM  Itapeva

Ouça Ao Vivo

  Serviços

Morador de rua ganha novo visual e oportunidade de trabalho em SP


Morador de rua ganha novo visual e oportunidade de trabalho em SP

Natalino, de 45 anos, mora nas ruas de São Paulo há alguns anos. Ao lado de seu fiel escudeiro, Faísca, um cãozinho vira-lata com quem divide tudo, eles subsistem no dia a dia da maior cidade brasileira.

Todos os dias, a dupla se desloca pela cidade pedindo esmola. Para evitar que o cachorro seja atropelado, como quase foi em muitas ocasiões, Natalino o coloca no ombro, como uma ave.

Sensibilizados pelas condições precárias do homem e seu cachorro, a ONG Arca Brasil – Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal decidiu ajudá-los.

Primeiro, entregaram um carro cheio de doações para Natalino recomeçar sua vida – roupas, cobertores, mantimentos, calçados e muito mais doados para o morador de rua.

Depois, levaram-no a um barbeiro. Fazia anos que ele não tirava a barba ou cortava o cabelo. No início resistente quanto à ideia, alegando não querer ver o quanto estava “acabado”, ele topou repaginar o visual.

A cada mecha cortada e pedaço de barba aparado, seus olhos se enchiam de lágrimas; ele perguntava a Deus como “havia chegado a esse ponto com 45 anos”.

Cerca de uma hora após chegar à barbearia, eis um novo homem! Talvez, aparentando estar uma década mais novo.

Foi um momento bastante especial e emocionante, até para os funcionários da barbearia, que nunca tinham acompanhado um caso assim.

De volta à companhia de Faísca, o cãozinho estranhou seu dono. Simplesmente não parecia ser a mesma pessoa. Depois de alguns minutos se acostumando ao novo visual do pai, Faísca foi só alegria e carinho!

Natalino passou quatro dias na casa de um dos voluntários da Arca até que organizassem um cômodo na entidade para que ele pudesse morar.

Além de receber as doações e ganhar o dia na barbearia, o rapaz teria um emprego fixo na entidade (como cuidador de cães). De quebra, Faísca também ganharia um lar pela primeira vez, com comida farta à mesa todos os dias!

“Nem me lembro da última vez que assisti televisão em paz, sem julgamentos e sem medo de nada,” desabafou Natalino.

Fazia anos que ele não dormia debaixo de um teto com o mínimo de conforto. “Na rua nunca se dorme, apenas cochila… e mesmo assim com um olho aberto.”

Junior Costa

Junior Costa

Locutor e produtor do Grupo Cristal de Rádios.